Foto: CARLOS ALBERTO JARSKE - disponível no facebook: Pedra dos Cinco Pontões

Cinco Pontões – Monumento capixaba de lendas e mistérios

E o Espírito Santo continua surpreendendo…

Localizado no interior do estado, entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu, lá estava ela, a pedra dos Cinco Pontões. Sensação maravilhosa, depois de horas de viagem contemplar esse maciço rochoso singular (ufa, enfim chegamos! rs)

ATENÇÃO: Para chegar ao monumento, NÃO VÁ POR LARANJA DA TERRA!! Estrada de difícil acesso. Siga rumo a Itaguaçu.

Que “pedra” é essa pessoal! Muito maior do que na foto! Vale a pena conferir!

As cinco pontas, que deram nome ao monumento, são conhecidas como (da esquerda pra direita): foca, foquinha, língua de boi, pedra rachada e pontão maior (1.260m de altitude).

Entretanto, ao chegarmos no local descobrimos que existem mais do que cinco pontas. Na verdade são um total de 12 pontas, segundo informações da comunidade tradicional do entorno. É possível visualizá-las dando a famosa volta ao monumento.

A trilha para chegar à base dos Cinco Pontões é bem tranquila, de curta duração. Existem dois pontos de parada nos quais a vegetação está bem aberta e ali podem ser feitas fotos incríveis.

Para alcançar o cume de fato é necessário encarar um costão, uma rampa com pouca inclinação, cuja subida não pode ser feita DE FORMA ALGUMA sem equipamento de segurança adequado. Após alcançado o topo, para facilitar a decida, pode ser realizado rapel de 120 m.

Mas se pra você a trilha até o início do costão já foi suficiente, tudo bem! Nem todos estão psicologicamente preparados para enfrentar a subida final. Aproveite o seu momento aqui mesmo! Curta o pôr do sol, ou mesmo o nascer 🙂 Foto: Everton GonçalvesNesse dia, além de aproveitar o pôr do sol, fomos presenteados com a visualização do Cruzeiro do Oeste (Vênus acima da lua e Júpiter abaixo, estrela Regulus no canto direito).

 

 

LENDAS E MISTÉRIOS DOS CINCO PONTÕES:

A região dos Cinco Pontões, no passado, foi habitada por índios e jesuítas. Existe um mistério que permanece até os dias atuais, passado de geração em geração, que em algum local do monumento esta enterrado um cacho de banana de ouro, e quem o achar, terá ouro pro resto da vida. Então fica a dica!

 

COMO CHEGAR E ONDE FICAR:

O melhor caminho para quem sai da capital Vitória, rumo aos Cinco Pontões, é passar por Itarana e Itaguaçu. Como iríamos acampar no Sítio Recanto da Pedra, fomos pedindo informação até chegarmos ao local exato. Esse sítio fica bem próximo aos Cinco Pontões, gerenciado por uma família super receptiva, que pode fornecer guias para a trilha desejada.

Contato: (27) 99767-5150

Foto: Everton Gonçalves

Como havíamos associado os Cinco Pontões ao município Laranja da Terra (devido a informações na internet), QUASE fomos por esse município. Entretanto, fomos informados que o correto seria passar por Itaguaçu. Ainda bem que fizemos isso, pois o pessoal que tentou ir por Laranja da Terra passou aperto (estrada de difícil acesso).


AGRADECIMENTO:

Evento organizado pelo AVES – Aventureiros do Espírito Santo

Thais Tovar

Thais Tovar

Nasceu em 1986 no Espírito Santo e morou 10 anos no coração da Floresta Amazônica. Formada em Ciências Biológicas e trabalha com monitoramento ambiental. Sempre levou uma vida "padrão" e previsível. Porém, em meados de 2013 foi apresentada ao incrível mundo outdoor. Desde então, tem dado pequenos passos envolvendo preparação, aprendizado e determinação, em direção à próxima aventura.
Thais Tovar

8 Comentários

  • Amanda Gabi

    Parabéns meninas, amei as fotos, que lindas… Quero conhecer!!!

  • Juliana Martins

    Lindo amei quero conhecer rsrs 🙂

    Consigo fazer a trilha no bate e volta pra vix?

    • Que bom que gostou, Juliana❤️! Não deixe de conhecer mesmo! Vale muito a pena! Dá fazer um bate e volta sim!! Mas se puder, fique pra ver o pôr do sol de lá de cima! Então não esqueça de levar uma lanterna ;))

  • Fran

    Olá, lindo lugar..quero conhecer!!!
    Estão programando a próxima?

    • Thais Tovar

      Ei Fran! Lindo mesmo! A princípio não temos um retorno programado. Mas como moramos bem pertinho, da pra retornar fácil lá ;)). Segue a gente no insta! Sempre colocamos o próximo destino lá! @mochilandocomelas

  • Melina Araujo

    Minha mãe nasceu em Muqui, interior do ES, e parte da família dela ainda tem sítio lá. Lá também tem uma pedra enooorme, que eles chamam de Pontões. Quando li o título até pensei que fosse de lá, mas pelo mapa é bem distante.. mas o visual é lindo, assim como aí! To encantada pelo blog e Instagram de vcs! Beijo!

    • Thaís Tovar

      Ei Melina!! Pontões em Muqui? Ainda não conhecemos, mas sendo aqui pertinho da pra colocar na lista rsrsr! Obrigada pelo carinho :)) quem sabe um dia a gente não se vê em alguma trilha aqui no ES?! beijosss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *