Foto: Everton Gonçalves

Tesouro perdido dos Três Pontões: aventura em Afonso Cláudio-ES

Foto: Everton Gonçalves

HISTÓRIA:

Diz a lenda que durante a perseguição, certos padres jesuítas esconderam um considerável tesouro em alguma “caverna” ou região bem segura dos Três Pontões. Desde então, diversas expedições têm sido realizadas na tentativa de localizar esse tesouro. Alguns já cavaram vários buracos nessa saga. Outros investiram anos de suas vidas nessa meta.

Vale ressaltar que até hoje a busca pelo tesouro continua.

Então, não deixe de se aventurar nos Três Pontões, quem sabe você será o sortudo da vez 😉

 

 

OPÇÕES DE TRILHAS:

  • VISTA DO “TOPO”

Na verdade, para subir ao topo de fato é necessário realizar uma escalada. E infelizmente, essa área não dominamos, ainda!!! Mas, não fique decepcionado, se você também está iniciando a vida de aventuras e gostaria de aproveitar as maravilhas que o ES tem a oferecer, sente só o que é possível contemplar:

Foto: Nivaldo Silva Foto: Nivaldo Silva Foto: Nivaldo Silva

Foto: MochilandoComElas

A travessia até o ponto mais próximo aos Três Pontões, pode ser considerada como LEVE, com alguns pontos de dificuldade, e relativamente rápida. É possível chegar até esse ponto em aproximadamente 1 hora. Até crianças conseguem completar o percurso.

Dependendo das condições climáticas, a rocha pode estar bem escorregadia e existem pontos bem íngremes. Para maior segurança, solicite a disponibilidade de cordas durante o trajeto. Em certos momentos não são tão necessárias, mas o simples fato de segurarmos levemente em uma corda mexe com o nosso psicológico e aumenta a coragem.

A Travessia pode ser realizada em dois momentos: curtir o nascer pôr do sol. Optamos pela contemplação do pôr do sol em cima da rocha mais próxima aos Três Pontões. Visual compensador! Finalizamos o dia com uma trilha noturna até o ponto mais alto, possível de ser alcançado sem escalada. Ou seja, o retorno não é feito por onde iniciamos a trilha.

Dica: sempre esteja com uma luva de pigmento na bolsa (pra não machucar as mãos ao se apoiar nas rochas ou mesmo para dar segurança quando utilizar as cordas), existem trechos de subidas bem íngremes e travessias laterais, um tanto quanto íngremes também, mas nada assustador pessoal! Não se compara às Prateleiras – Agulhas Negras – RJ! Leve também uma blusa de frio.

Apesar de não ser congelante, faz um friozinho gostoso à noite. Não esqueça a capa de chuva (pra você e uma pra mochila), nem que seja um saco de lixo emergencial, tenha sempre uma na bolsa, pois fazer a trilha todo encharcado e no frio não é legal. E por último, mas tão importante quanto, invista em uma lanterna de cabeça. Assim você estará com as mãos livres para auxiliá-lo na travessia.

É importante ressaltar que a lanterna é um artefato imprescindível, mesmo em travessias diurnas, principalmente quando não se conhece tão bem a trilha por onde irá passar.

 

  • 360º nos Três Pontões

É possível também realizar uma volta completa ao redor dos Três Pontões. Caminhada longa, uma média de 6 horas a passos lentos, contemplando a vista. É importante levar bastante água e não esquecer o protetor solar! Você irá passar por áreas totalmente expostas ao sol.

 

COMO CHEGAR:

É possível ir por três caminhos distintos. Passando por: Santa Teresa, Santa Leopoldina ou Domingos Martins. A Via por Domingos Martins é a mais indicada pela proximidade, entretanto é necessário bastante atenção pois existem redutores de velocidade espalhados pelo trajeto, as vezes bem disfarçados. As outras vias valem pela beleza do trajeto, como a área da Hidrelétrica de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá. Entretanto, caminho bastante sinuoso.

ATENÇÃO, existe um vila chamada Pontões.  Apesar do nome, não é por lá que se realiza a aventura (caminho de terra, de difícil acesso).

 

ONDE FICAR:

Dica de Hospedagem: Cantinho dos Três Pontões

Área conta com chalés (suítes), área para camping, restaurante, excelente atendimento, comida da roça e guias locais (inclusive o proprietário também atua como guia).

Telefone para contato: (27) 9845-9473 ou  (27) 9914-0290

E-mail: cantinho3pontoes@gmail.com

 

APROVEITE O PASSEIO E CONHEÇA TAMBÉM:

Museu de Guerra. Acervo com cerca de 3.000 objetos que fizeram parte das Grandes Guerras Mundiais. Tal coleção foi reunida durante 50 anos pelo alemão Rolf Hoffman.

Fica localizado no caminho para o Sítio Cantinho dos Três Pontões.

Endereço: BR-484, 1201, Afonso Cláudio – ES, 29600-000

 

Foto: Everton Gonçalves

 


AGRADECIMENTO ESPECIAL:

GUIA DOS TRÊS PONTÕES (Sr. Itamar) –  pela atenção, cuidado e constante incentivo.

AVES – Evento organizado pelo AVES, em junho de 2015.

Foto: Everton Gonçalves

“Muito mais do que bens materiais, encontramos sim o tesouro dos Três Pontões. Esse monumento de fato já é um tesouro!Aventure-se você também nessa! E conte-nos qual tesouro marcou a viagem. Até a próxima 😉 “

Thais Tovar

Thais Tovar

Nasceu em 1986 no Espírito Santo e morou 10 anos no coração da Floresta Amazônica. Formada em Ciências Biológicas e trabalha com monitoramento ambiental. Sempre levou uma vida "padrão" e previsível. Porém, em meados de 2013 foi apresentada ao incrível mundo outdoor. Desde então, tem dado pequenos passos envolvendo preparação, aprendizado e determinação, em direção à próxima aventura.
Thais Tovar

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *